domingo, 19 de junho de 2011

História das Assembleias de Deus no Brasil - Resumo









































Fonte: CPAD
Material cedido em cd aos pastores que participaram
da 40ª AGO em Cuiabá, MT.

Pr. José Wellington e Pr. Samuel Câmara juntos no Centenário das Assembleias de Deus em Belem - Pa.


Pr. José Wellington e Pr. Samuel Câmara comemorando  juntos o
Centenário das Assembleias de Deus

Cerca de 60 mil pessoas lotaram o Estádio Olímpico do Mangueirão na noite de ontem (16), durante a abertura da programação oficial do Centenário da Assembleia de Deus, que se estende até o próximo sábado (18). A multidão acompanhou pregações e louvores de conferencistas e cantores nacionais e internacionais. A preletora da noite foi a missionária Helena Raquel.

O evento teve ainda a participação do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que deu uma palavra ao público que lotava o Estádio do Mangueirão, enfatizando a importância de "a igreja não deixar de lado os ensinamentos deixados pelos missionários", destacou o líder.
O ápice do evento foi a apresentação do grupo paraense Celebrai, que interpretou um dos hinos do Centenário, "Avante Vai!". Houve ainda queima de fogos e apresentação de uma coreografia que simulou a chegada dos pioneiros, Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém, no ano de 1910. 

Dona Hulda Vasconcellos, que é filha de um dos pastores pioneiros da Igreja em Belém, Alcebiades Pereira Vasconcelos, estava emocionada com a festa: “Foi tudo muito lindo. O momento do louvor com a coreografia e os fogos foi de arrepiar. Estou muito feliz em participar desse momento histórico para a Igreja e para Belém”. 

Os familiares de Gunnar Vingren e Daniel Berg e caravanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e do interior do Pará marcaram presença no local, além de autoridades como o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho e o deputado estadual Raimundo Santos.

O presidente da Assembleia de Deus em Belém, pastor Samuel Câmara, disse que o momento reflete a força do povo e a gratidão a Deus por um século de vida da Igreja, que começou com dois homens em Belém e se expandiu por mais 176 países, alcançando milhões de pessoas em todo o mundo. 
 
Centenário é destaque no Jornal Nacional
A festividade foi destaque na noite desta quinta-feira no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. A reportagem mostrou as milhares de pessoas que estão na capital paraense para a comemoração do Centenário da AD. No sábado (18), a Igreja Assembleia de Deus completará 100 anos de existência e foi em Belém que ela surgiu. 

A reportagem mostrou ainda um pouco da história da maior denominação evangélica do país, que hoje tem mais de 110 mil templos e trabalhos de evangelização e de ação social em todo o Brasil e também em diversos países do mundo.


sábado, 18 de junho de 2011

Igreja Assembleia de Deus em São Pedro da Água Branca Agradece a Deus pelo Centenário da denominação no Brasil



A IEADSPAB - Igreja Evangélica Assembleia de Deus dedicará o dia 19 junho ao Centenário das Assembleias de de Deus no Brasil, na parte da manhã no horário da E.B.D haverá uma manhã de pentecoste e Santa Seia,










Igreja Assembleia de Deus completa 100 anos de existência

Em Belém do Pará, onde ela surgiu, as celebrações começaram nesta quinta (16), com a inauguração de um museu nacional e um centro de convenções com capacidade para 20 mil pessoas.
A capital do Pará está recebendo a visita de milhares
 No sábado, a Igreja Assembleia de Deus completará 100 anos de existência e foi em Belém que ela surgiu.
Era 1910 quando os suecos Daniel Berg e Gunar Vingren receberam a missão de pregar o evangelho em um lugar chamado Pará. Foram 14 dias de barco dos Estados Unidos, onde moravam, até chegar a Belém pelas margens da Baía do Guajará.
Um grupo da igreja batista recebeu os missionários. No ano seguinte, os dois fundaram a Assembleia de Deus. A capital paraense foi o ponto de partida de um processo de evangelização que se espalhou rapidamente pelo interior.
Hoje são 110 mil igrejas no Brasil, frequentadas por 12 milhões de fiéis, segundo a Assembleia, e inúmeras obras sociais.
Em casa de apoio em Belém, a igreja mantém uma creche para 200 crianças, oferece assistência a quem está em tratamento médico e também às vitimas de violência sexual. Todo cuidado e carinho que esses pequenos recebem dependem da dedicação de 30 voluntários.
“Eles estão carentes de amor, carinho, atenção. E eu procuro dar de tudo um pouquinho”, conta a professora voluntária Elaine Costa.
As celebrações pelo centenário começaram nesta quinta-feira (16). Foram inaugurados, em Belém, o Museu Nacional da Assembleia de Deus e um centro de convenções com capacidade para 20 mil pessoas.
“Nós estamos realmente felizes, em receber o Brasil todo nesse lugar e todo mundo vai conhecer o espírito do Amazônida e, sobretudo de uma igreja extremamente feliz”, afirma Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus no Pará.
“Sentimento de prazer, felicidade por ver nós chegarmos ao centenário”, vibra uma mulher.
fonte: Jornal Nacional

SENADO HOMENAGEIA O CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

[Foto]
Ao homenagear nesta segunda-feira (13) o centenário das igrejas evangélicas Assembleia de Deus, comemorado em 18 de junho, os senadores destacaram o papel social que a instituição desempenha na sociedade. Para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que, com Magno Malta (PR-ES), requereu a homenagem, a igreja é um local em que as pessoas recebem solidariedade e fortalecimento para enfrentar as dificuldades.
- É ali, em cada uma delas, que, nos momentos mais duros de solidão e tristeza, nosso povo, sobretudo os mais humildes, encontra alento, paz, na comunhão com os irmãos - disse o senador Crivella.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou que a instituição, além do conforto espiritual às pessoas, oferece serviços sociais e culturais. Como exemplo, ele destacou o trabalho de reabilitação de ex-presidiários realizado pela Assembleia de Deus, que, conforme destacou, torna as igrejas verdadeiros centros de assistência social.
Mesmo as pessoas que não concordam totalmente com o credo, observou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), devem reconhecer seu papel evangelizador. Segundo o senador, a igreja protege e oferece ascensão espiritual, social e econômica às pessoas.
- Eu considero que o processo de evangelização que houve no Brasil, e a Assembleia de Deus aí dentro, funciona hoje como uma espécie de rede de proteção e escada de ascensão. Uma rede de proteção para todos aqueles que, no Brasil, hoje, vivem como se estivessem caminhando numa corda bamba e encontram nas igrejas uma rede que lhes protegem. E aqueles que já caíram recebem das igrejas uma forma de encontrar o rumo, o caminho e ascenderem outra vez a um papel social - disse o senador.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como católico, fez questão de homenagear a Assembleia de Deus, afirmando que "todas as religiões levam ao mesmo Deus". Ele defendeu um trabalho conjunto das diferentes igrejas para melhorar as condições de vida das pessoas.
Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os governos precisam realizar parcerias com as igrejas. No Brasil, destacou, as diferentes religiões convivem de forma harmônica, o que poderá contribuir para um trabalho conjunto.
- Não podemos prescindir de uma aliança estratégica com as igrejas e, especialmente, neste momento, com as Assembleias de Deus, para que possamos atingir estes objetivos: construir uma sociedade mais justa, mais solidária e mais generosa - disse Rollemberg.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou da homenagem. Não puderam comparecer ao evento, mas enviaram cumprimentos à Assembleia de Deus a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que subscreveu o requerimento para a homenagem quando ainda era senadora, e os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Gim Argello (PTB-DF), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Magno Malta. Um coral de membros da Assembleia de Deus encerrou a homenagem.
Fonte: Iara Farias Borges / Agência Senado

CÂMARA TAMBÉM HOMENAGEIA CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

Com o plenário lotado, a Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou na manhã desta terça-feira uma sessão especial em homenagem ao Centenário 
das Assembleias de Deus no Brasil, celebrado em 18 de junho.
Parlamentares e pastores de todo o Brasil 
participaram da cerimônia que teve início 
pouco depois das 10 horas da manhã. 
Na solenidade, foi apresentado o vídeo
 em comemoração a
os 100 anos, contando a chegada 
dos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e a trajetória da maior denominação evangélica do Brasil.

O evento foi proposto pelo pastor e deputado Paulo Freire (PR – SP), que dirigiu a sessão. Durante todo o período da solenidade, vários deputados evangélicos falaram da emoção e da importância da comemoração, entre eles, o deputado João Campos (PSDB – GO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, que destacou a importância do segmento evangélico para a construção do país e relembrou os nomes de diversos líderes que fizeram parte da história da AD. “Essa sessão é para a glória de Deus, mas é justo que também se faça uma homenagem aos homens de Deus que fizeram parte dessa história”, enfatizou o parlamentar, citando nomes como os de Cícero Canuto de Lima,Alcebíades Pereira de Vasconcelos e Paulo Leivas Macalão. 

Para o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), esta foi mais uma oportunidade de enaltecer e glorificar ao Senhor pela comemoração. “O ambiente está muito bonito. Estamos aqui com a presença de quase todos os nossos deputados federais e da liderança evangélica da AD. E nessa solenidade podemos, mais uma vez, enaltecer, glorificar e adorar Àquele que tem abençoado o Brasil e a AD, nos fazendo celebrar o Centenário de nossa igreja com muito júbilo”, comemorou.

Pastor José Wellington Costa Júnior, presidente do Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), também falou da alegria daquele momento. “Essa solenidade, promovida pelo Congresso Nacional, vem ratificar a representatividade dos evangélicos e, particularmente, da Assembleia de Deus do Brasil. Este trabalho, certamente, estará demonstrando que hoje a AD tem representatividade política, social e acima de tudo, é um parâmetro espiritual para o povo brasileiro”, afirmou.

Presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil (Conamad), pastor Manoel Ferreira falou do desenvolvimento da AD ao longo desses 100 anos. “São 100 anos de vitória, de desenvolvimento em todos os sentidos, tanto na questão espiritual e também na área social e material. A igreja, além de ter feito um grande trabalho na área espiritual, tem crescido também na área social, no desenvolvimento humano. A igreja tem acompanhado esse processo. Hoje, estamos marcando um passo muito importante na história dessa nação e na história da Igreja”, enfatizou.

Pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, falou das celebrações que estão acontecendo em todo o Brasil e da movimentação que está acontecendo em Belém durante esses dias. O líder convidou ainda a todos os parlamentares e pessoas presentes no plenário para participarem das festividades. “Essa é uma festa do Brasil. A Assembleia de Deus é uma igreja esplêndida, a maior dessa nação, e todos devemos comemorar essa marca de 100 anos!”, concluiu pastor Samuel Câmara, que finalizou prestando uma homenagem especial ao pastor Firmino Gouveia, um dos pioneiros da AD em Belém.

Fonte: Redação CPAD News

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Assembléia Legislativa homenageia o Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil

Publicado em  por ricardosantos

Momento de homenagens e exaltação ao nome do Criador.  Desta forma, foi a Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Assembleia de Deus no Brasil realizada na manhã desta quinta-feira, dia 09 de junho, na Assembleia Legislativa do Maranhão.
 A sessão foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS) que também é membro da igreja e presidida pelo deputado Neto Evangelista.
O evento contou com a participação dos deputados Raimundo Louro, Gardênia Castelo, Roberto Costa, Dr. Pádua, Magno Bacelar, Jota Pinto, além de várias autoridades como o Desembargador Júlio Ayres, o Sr. Abenaias Almeida, representando o vice-governador do Estado, o suplente de senador, pastor Heber Waldo Costa, além de pastores assembleianos de várias áreas e cidades do estado, e de líderes de outras denominações evangélicas.
Na abertura da solenidade o pastor e escritor Rayfran Batista apresentou o histórico do movimento pentecostal e a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil que completa 100 anos no dia 18 de junho e ainda falou sobre a igreja no Maranhão que completará em janeiro 90 anos de fundação. O pastor destacou o nascedouro da igreja que hoje alcança pessoas de todas as idades e classes sociais. Ele lembrou o legado pastor Estevão Angelo de Sousan e continuidade deste trabalho pelo Pr. José Guimarães Coutinho.
“Chama-nos a atenção de Deus ter levantado essa igreja no meio de pessoas pobres e em menos de 40 anos ter alcançado o território nacional. Esta igreja que não prega apenas o céu, mas também prega os valores da família”, ressaltou pastor Rayfran.
A deputada Eliziane Gama cumprimentou os presentes e destacou a importância e o papel social da igreja no Brasil, em especial no Maranhão. Na tribuna ela parabenizou a juventude, as mulheres e as lideranças pelos 100 anos da igreja.
“A igreja tem prestado a este estado um verdadeiro serviço, inclusive no campo social e cultural. A igreja Assembleia de Deus hoje é respeitada e honrada pelas autoridades constituídas”, destacou a parlamentar.
Todos os deputados presentes parabenizaram a igreja e destacaram a importância do papel no campo da justiça social. Eles também cumprimentaram a iniciativa da deputada Eliziane em homenagear a igreja e os pastores.
“A igreja tem uma missão nobre que é fazer a justiça social e tem difundido o amor a Deus e ao próximo”, disse Gardênia Castelo.
Já o deputado Magno Bacelar frisou a defesa dos excluídos. “A igreja é muito importante para o equilíbrio social”, disse.
O deputado Roberto Costa lembrou que já freqüentou a igreja quando criança e parabenizou a iniciativa. ”O prazer é todo meu de parabenizar esta igreja”, falou.
Jota Pinto também fez registro. ”Com certeza esta homenagem ficará nos anais desta Casa”.
O deputado Raimundo Louro destacou a benção dos pastores. “É de grande importância recebemos os pastores para abençoar esta Casa”.
Para finalizar, o pastor José Guimarães Coutinho, presidente da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL) e também representado no evento o Pastor Pedro Aldir Damasceno, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA) agradeceu e glorificou a Deus.
“Quero cumprimentar a todos e dizer que toda honra, toda glória seja dada a Deus e ao nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.
Homenagens
 Na solenidade foram homenageados os pastores e representantes de campos da igreja no Maranhão, pastores Pedro Aldir Damasceno, José Guimarães Coutinho, Moacir Luís dos Santos, Misael Mendes da Rocha, Joacy Almeida Costa, Joás Albuquerque Santos, João Trindade Ramos Coutinho, Luís Rabelo da Conceição, Francisco Assis Vieira dos Santos e Domingos Eduardo da Silva. 
 História
 A maior igreja pentecostal brasileira que tem mais de 8 milhões de fiéis, a igreja Evangélica Assembleia de Deus surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários batistas vindos dos Estados Unidos, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Os missionários procedentes de Chicago (EUA) desembarcaram na capital paraense em 19 de novembro de 1910. Ambos batizados com o Espírito Santo no grande avivamento derramado no início do século XX, eles iniciaram a pregação da fé pentecostal em Belém e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no dia 18 de junho de 1911.
 Homenageados
 Pastor Pedro Aldir Damasceno – presidente Convenção Estadual das Assembleias de  Deus no Maranhão (CEADEMA);
Pastor Dr. Domingos Eduardo da Silva – presidente da Convenção Assembleia de Deus Madureira;
Pastor José Guimarães Coutinho – presidente da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL);
 Moacir Luís dos Santos – presidente da Assembleia de Deus em São José de Ribamar;
Pastor Misael Mendes da Rocha- presidente da Assembleia de Deus Campo Calhau;
Pastor Joás Albuquerque Santos – presidente da Assembleia de Deus Campo Cohatrac;
Pastor Joacy Almeida Costa – presidente da Assembleia de Deus Campo Tirirical;
Pastor João Trindade Ramos Coutinho – presidente da Assembleia de Deus Campo Paço do Lumiar;
Pastor Luís Rabelo da Conceição- presidente da Assembleia de Deus Campo Jardim Tropical;
Pastor Francisco Assis Vieira dos Santos – presidente da Assembleia de Deus Campo Raposa.
Fonte: Jornal pequeno
Radio Web CPAD