terça-feira, 1 de março de 2011

As 4 categorias da Igreja Missionária

A igreja de Cristo tem uma visão. Se não tem, algo está errado na sua existência e forma de ver a vida e o mundo. Somos chamados para realizar o sonho de Deus e este é uma visão. Automaticamente, precisamos ter  e conhecer essa visão. Que visão é essa? Trazer de volta para si o relacionamento com o homem, quebrado pelo pecado sob a influência do diabo lá no jardim do Éden.  Religião significa religar, e o propósito de Deus ao enviar o seu único filho a terra para morrer na cruz, foi justamente esse: religar, reconstruir o relacionamento com o homem, dar-lhe uma nova chance para tê-lo no convívio celestial em plena comunhão com o Pai, Filho e Espírito Santo.  egue-se abaixo uma visão panorâmica de Deus sobre missões e uma exaustiva, mas necessária busca na Bíblia com referências sobre a chamada principal da igreja, que se chama: Relacionar-se com o Senhor e trazer o homem de volta para Deus, através do amor de Cristo, materializado em ações práticas de intercessão, evangelização e ação social, MISSÕES.
Respaldo bíblico para fazermos  missões
A autoridade e veracidade das Escrituras: A bíblia é a inspiração e revelação de Deus para toda raça humana. Garante sua veracidade e relevância em tudo o que ela afirma. "Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (II Timóteo 3: 16). 
A soberania de Deus na terra:
O Senhor é o soberano de toda a terra. Foi Ele o criador e é o sustentador de toda vida, é o Senhor da história, o Eterno Juíz diante do qual todos prestarão conta um dia de tudo que fizeram de bom ou ruim na terra. "Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito" (Gênesis 17: 1).
O amor de Deus para com o homem:
Deus ama todos os homens indistintamente e com a mesma força, quer que todos sejam salvos e sejam religados na comunhão com Ele. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3: 16).
A condição pecaminosa do ser humano:
A bíblia nos afirma que todo ser humano está debaixo da lei do pecado, porque pecaram e o pecado separa o homem de Deus, gera morte. Ninguém é inocente diante das práticas erradas cometidas aqui na terra.
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3: 23). "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis" (Romanos 1:18-20).
  Apenas Jesus pode levar o homem a Deus:
Ele é o único mediador entre o homem e Deus, somente através dEle o homem pode encontrar a salvação eterna. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6). "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos"(Atos 4: 12).
O trabalho do Espírito Santo na terra:
Ele é aquele que convence o pecador de sua necessidade de salvação. "Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado" (João 16: 7 - 11).
Jesus é o referencial para fazermos missões Ele veio para salvar o mundo:
"Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mateus 1:21). Ele estabeleceu na igreja uma visão ampla do reino: "Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus" (Mateus 8: 11).
Ele cumpriu o chamado de Deus na terra:
"Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24: 44).
Ele doou a sua vida para realizar a obra missionária na terra:
"Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10: 45).
Ele renunciou grandes privilégios para fazer missões na terra:
"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai"  (Filipenses 2: 5 - 11).
O Espírito Santo é o maior cooperador em missões
O Espírito foi enviado para guiar a igreja: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras" (João 16; 13).
O Espírito veio para dar vida à Igreja:
"E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita"  (Romanos 8: 11).
O Espírito nos enche de poder e ousadia para fazermos a obra: "Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos" (Atos 4: 8).
O Espírito nos impulsiona para realizarmos a obra missionária:
"Porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por obras, pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo"  (Romanos 15: 18 - 19).
A primeira igreja e o seu compromisso com missões
A expansão da igreja primitiva a partir de Jerusalém segue o “roteiro” determinado por Jesus e orientado pelo Espírito Santo, chegando ao restante da Judéia, a Samaria e aos confins da terra.
O surgimento da igreja em Jerusalém foi debaixo de uma visão missionária:
"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar" (Atos 1: 1). "E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos" (Atos 2: 40 - 43).
A igreja é perseguida para assumir a visão e receber uma consciência missionária:
"Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samaria" (Atos 8: 1)
O Evangelho chega a Samaria:
"No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo" (Atos 8: 4 -5).
A expansão do evangelho para outras partes do mundo:
"Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor" (Atos 11: 19 - 21).
A prioridade ministerial da Igreja - alcançar os não-alcançados:
"Deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não ouviram, entenderão. Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco; mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos" (Romanos 15: 20 - 23). Compreender as 4 categorias da Igreja missionária é a mesma coisa que; saber qual a função de um guarda de trânsito, qual a responsabilidade de um professor na sala de aula, qual é o papel de um engenheiro civil em uma obra inacabada e o que faz um embaixador no país designado pelo presidente. Primeira categoria da Igreja missionária
A Igreja que vai pregar o evangelho a toda criatura:
"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome" (Atos 9: 15 - 16). Quando falamos em missões não podemos esquecer do homem que compreendeu claramente a essência do chamado missionário da igreja. O apóstolo Paulo nos exorta a deixarmos de lado as coisas que não produzem resultados espirituais e nos levantarmos para anunciar as Boas Novas de salvação. O nosso compromisso como igreja é de sair pelo mundo e pregar o evangelho. Para isso, Deus nos comissionou e demonstrou essa preocupação através dos mártires do passado que prepararam o caminho com as suas próprias vidas, que foram derramadas em adoração a Deus nas nações para que eu e você estivéssemos aqui hoje. O sangue desses desbravadores produziram sementes que, ao serem jogadas no chão, frutificaram e trouxeram para Deus homens e mulheres de várias partes do mundo. Um dos mais famosos missionários morávios, conhecido como “o Eliot do Ocidente”, foi David Zeisberger. Desde 1735, ele trabalhou 62 anos entre as tribos Huron e outras, na América.  Numa derteminada ocasião, depois de ter pregado sobre Isaías 64:8: "Mas agora, ó Senhor, tu és o nosso pai, nós somos o barro, e tu és o nosso oleiro; e todos nós obras das tuas mãos".  Era manhã de domingo, em Agosto de 1781, a igreja e suas dependências foram invadidas por bandos de salteadores indígenas e nos incêndios que se seguiram, Zeisberger perdeu todos os seus manuscritos das traduções das Escrituras, hinos e anotações extensas sobre as línguas dos índios. Mas, Zeisberger abaixou a cabeça em mansa submissão diante da providência soberana de Deus e reiniciou seu trabalho que levaria anos novamente. Que exemplo de dedicação para com a obra missionária. Deus nos chama para assumirmos como igreja esse tipo de compromisso com o Reino. Ir para fazer diferença, mesmo que esta seja notada pelas pessoas anos, ou quem sabe, décadas depois da nossa morte. Segue-se abaixo algumas perguntas que poderão despertar em você posições que precisam ser tomadas sobre missões a partir de agora: Qual a nossa realidade hoje?  Que tipo de igreja somos?  O que vamos apresentar ao Senhor no final de tudo?  Qual tem sido a nossa responsabilidade para com os perdidos?  Que tipo de Evangelho temos vivido? Onde está o nosso coração? Qual a nossa responsabilidade para com aqueles que estão no campo alcançando os perdidos?
A segunda categoria da Igreja missionária A Igreja que envia os missionários ao campo:
"Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? e como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10: 14 - 15) "Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram" (Atos 13: 1 - 3). Para que as pessoas sejam alcançadas pelo evangelho é necessário que missionários sejam enviados e, para que missionários sejam enviados, é necessário que a liderança e a igreja tenha consciência desse compromisso do envio.  Dr. Russel  Shedd, ao ministrar no congresso brasileiro de missões em Caxambu, MG no ano de 1993, durante uma palestra sua, afirmou o seguinte na explanação dos versículos acima:  O Espírito Santo comunicou sua vontade aos líderes, que em seguida passaram o recado para a igreja. “Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado”. No versículo 2, o termo grego proskeklemai, no tempo perfeito, indica que essa não era a primeira vez que Deus transmitiu Sua vontade missionária àqueles homens. Sabemos que logo após a conversão de Saulo, foi revelado a Ananias que ele “era um instrumento escolhido para levar o meu nome (de Deus) perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” (Atos 9: 15).  A igreja não se opôs à ordem de Deus nem foi deixada sem liderança, continua Dr. Shedd. Dos cinco líderes pastores, três continuariam ministrando em Antioquia. A igreja local não deve ser enfraquecida pelo envio dos melhores obreiros para a seara, mas fortalecida. O texto no Versículo 3 declara que “jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Enviados assim pelo Espírito, viajaram para a ilha de Chipre. Aparentemente, Barnabé (o primeiro líder da equipe) decidiu que Chipre, terra ainda não alcançada por missionários, seria o local mais indicado.
A terceira categoria da Igreja missionária
A Igreja que ora  pelos obreiros que estão no campo: "Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele" (Atos 12: 5). Em meio à perseguição, a ação de Deus na terra para livrar o seu povo do mal é maior do que, durante o tempo de bonança e tranqüilidade, pois quando vem as perseguições, sentimos a necessidade de orar mais. Ele apenas espera que a igreja aprenda a orar como convém. Aprenda a amar a oração. Infelizmente, por onde tenho passado, observo que são poucas as pessoas que dão o valor devido à intercessão. Portanto, para conhecermos os resultados surpreendentes da oração em missões, precisamos aprender mais um pouco sobre a  oração.  Segue-se abaixo,  sete pontos importantes que a igreja precisa saber sobre a oração.
1 - Deus ouve nossas orações: 
"A ti ó Deus, confiança, e louvor em Sião! e a ti se pagará o voto. Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens" (Salmos 65: 1 - 2). Deus ouve a oração, mas não quer dizer que reponde toda oração que fizermos a Ele. Existem empecilhos à nossas orações. Quais são os empecilhos à oração? . O pecado - Pois separa o homem de Deus.
. A falta de fé - Sem fé é impossível agradar a Deus.
. Falta de disciplina 
. Não saber expressar as necessidades.
. Não useis de vãs repetições - No grego significa APOLOGEO: isto é, falar sem pensar.
 2 - Devemos orar em nome de Jesus: 
"Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, Ele vo-la concederá em meu nome" (João 16: 23).  Ter a consciência e liberdade de entrar no Santo dos santos através dEle. Ter a capacidade de ouvi-lo na oração para que o relacionamento seja completo.
3 - A oração é imposta: 
"Orai sem cessar" (I Tessalonicenses 5: 17).
. É um chamado para: Jovens, velhos e crianças. TODA a igreja é chamada para orar.
. Orar sem cessar é, desenvolver uma vida de oração diária.
. Precisamos aprender a amar a oração.
. Aprender a execitá-la diariamente, como trocamos de roupa e nos alimentamos.
4 - Devemos orar de todo coração: 
"Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29: 12 - 13). É deixar para trás a prática idólatra da reza e se achegar a Deus com dedicação, sabendo que oração é acima de tudo um íntimo relacionamento com o Pai.
5 - Quando oramos somos vitoriosos: 
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7: 7 - 8). Já pensou ter a vitória em sua vida? Sabendo que você busca e encontra, pede e recebe, bate e a porta se abre. É assim que Deus deseja que vivamos no dia a dia através da oração. 
6 - Cristo é nosso maior exemplo de oração:
Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus (Lucas 6: 12). Jesus precisava orar, sim ou não? Se a sua resposta for não, então, por que Ele orava? 
PARA TER COMUNHÃO COM O PAI, SAUDADE DOS TEMPOS BONS LÄ NO CÉU.
7 - Orar segundo a Palavra de Deus, direcionado pelo Espírito - Romanos 8: 26 e 28:
"... não sabemos o que havemos de pedir como convém..."
Devemos tomar cuidado para não fazer da nossa oração, bruxaria. Usar a oração como bruxaria é orar segundo a vontade egoísta do nosso coração. Por isso precisamos orar segundo a Palavra e direcionados pelo Espírito, para não cometermos o erro de usar a oração para fins maléficos.
A quarta categoria da Igreja missionária
A Igreja que sustenta os seus missionários: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4: 10 - 19). Dinheiro nunca foi o maior empecilho para o missionário permanecer no campo. A falta de visão e obediência da Igreja sim, essa pode retardar o trabalho. Paulo sabia muito bem do que estava falando. Por um lado, exaltava a visão da igreja filipense que o mantinha no campo e ao mesmo tempo exortava àquelas igrejas que não estavam engajadas na visão de sustentá-lo. Embora saibamos muito bem que, em várias igrejas no Brasil, missões não é prioridade, alegramo-nos por aqueles que, mesmo diante das dificuldades, estão participando no sustento dos obreiros. Não temos condições, estamos em construção, quem sabe no próximo ano estaremos enviando uma oferta missionária para o ministério de vocês. Quantos missionários já ouviram essas frases? Quantas promessas como essas nunca foram cumpridas? Dinheiro não é problema que possa impedir a igreja de fazer missões, pois o dono do ouro e da prata é o seu Senhor. O problema é como têm sido canalizado esses recursos. Um dia, um pastor amigo meu me afirmou que a junta de missões da convenção de sua igreja, arrecadava milhares de reais por mês, para o sustento dos missionários, só que esse dinheiro nunca chegava até o campo, pois era gasto na administração da junta e em outras coisas que não têm nada a ver com missões. Segundo alguns missiólogos, a Igreja arrecada ao redor do mundo em torno de 2,5 trilhões de dólares. Se apenas um por cento dessa arrecadação fosse enviada para o campo, poderia sustentar cem mil novos missionários. Faça a matemática e pense um pouco comigo, não seria mais fácil a manutenção dos obreiros? A visão integral da Igreja no Reino de Deus, deve ser debatida mais em nossas conferências missionárias, para que mais pessoas sejam despertadas a se envolverem com o apoio financeiro dos obreiros. Bem afirmou Davi ao retornar da batalha: As partes das riquezas (despojos) que seriam divididas entre o povo, deveriam ser iguais para todos. Tanto para os que foram para a batalha (missionários), para os que ficaram na beira do rio guardando as bagagens (intercessores), quanto para os que permaneceram na cidade (mantenedores). Todos receberiam partes iguais (ver I Samuel 30: 22 - 25). Assim também fará o Senhor na hora de entregar o galardão a igreja. O importante é que todos tenham participado do trabalho.
Pb Natan Gregório
1º Secretário da IEADSPAB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio Web CPAD