quarta-feira, 2 de março de 2011

MOBILIZANDO OS CRENTES PARA O EVANGELISMO E MISSÕES


MOBILIZANDO OS CRENTES
PARA O EVANGELISMO E MISSÕES
Texto Bíblico: Marcos 16.15
INTRODUÇÃO
Alcançar os perdidos do próprio país não é um dos grandes sucessos da igreja. Muitos missionários têm sido enviados a campos estrangeiros, enquanto que poucos ficam para buscar os não salvos nacionais. A igreja tem desenvolvido grandes recursos para missões que são necessários; mas ao mesmo tempo precisamos ganhar a nossa “Jerusalém”. Em nossa igreja, decidimos que temos de sair pelas ruas e bairros de nosso vale para ganhar um mundo perdido e agonizante. Precisamos que todos os crentes do país levantem-se e digam: “Esta cidade é nossa em nome de Jesus”. Mobilizar os crentes foi a centelha que trouxe este grande avivamento a esta igreja. Jesus disse: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15) O que é motivação? Certo dicionário define assim o ato de motivar: “Dar incentivo ou motivo a, impelir, incitar, invocar ou inspirar”. Outro dicionário diz: “Incitar um indivíduo a ação baseado em força interna”. Jesus disse: “Qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-à; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará” (Lucas 9.24).
COMO COMEÇAMOS?
A igreja dos dias de hoje quase sempre está na iminência, a um passo de fazer algo. Os bancos estão cheios de possibilidades não realizadas, de atividades retidas. Acabamos tendo uma igreja de “crentes que só esquentam os bancos”. Temos de despertar esses crentes para serem os guerreiros que Deus quer que eles sejam. Na verdade, a tradição freqüentemente freia idéias novas e criativas. Tentativas em mudar são resistidas com a afirmação: “Não fazemos isso por aqui; nunca fizemos isso antes”. A igreja sempre deve estar um passo à frente no que se refere a alcançar as pessoas com o Evangelho. Como começamos? Pastores e líderes têm de aprender a treinar, ensinar e delegar. Delegar significa retirar-se de um trabalho, liberando os crentes para a obra.
LÍDERES HABILITAM E MOBILIZAM
Como líderes, devemos ser habilitadores. Os líderes atingem metas e incentivam voluntários a atingir metas. Os habilitadores apóiam e treinam voluntários. O foco das atenções deve estar no voluntário, e não no programa ou ministério. Há quatro fatores básicos que mobilizam os crentes: convicção, necessidades, metas e perspectiva.

CONVICÇÃO
Convicção é aquilo em que realmente acreditamos no íntimo. Paulo disse: “Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24). Se vamos dedicar importante parte de nossa vida a uma causa, temos de estar firmemente convictos sobre o porquê de o fazermos. Quero transmitir a vida abundante em Cristo a tantos quantos puder.
NECESSIDADES
Toda pessoa tem necessidades. Como líderes, temos de informar os membros da nossa igreja sobre as necessidades das pessoas de nossa cidade e do mundo inteiro. A declaração missionária da Assembléia de Deus de São Pedro da Água Branca descreve uma igreja ganhadora de almas, que tem um padrão de boas obras que talvez inspirem outras igrejas ao redor do mundo a imitar. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28.19,20).
ALVOS
Primeiro, nosso alvo de vida deve ser, como o de Paulo, conhecer Jesus. Segundo, os crentes também têm de ter alvos intermediários. (Filipenses 3.14) declara: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Todo crente na igreja tem uma grande chamada (um sonho) a cumprir. Terceiro, os crentes precisam ter metas de curto prazo. Essas metas podem ser anuais, mensais, diárias, o que melhor se adequar.
PERSPECTIVA
Perspectiva, o modo como vemos as coisas, determina a extensão e direção da motivação. “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus” (Colossensses 1.9,10). Quando começamos a ver as coisas do ponto de vista de Deus, seremos adequadamente motivados a agir de acordo com sua perspectiva de amor. Amor significa ação! O amor o compelirá a buscar os perdidos. Fará com que você vá onde os pecadores estão, fora das quatro paredes da igreja. O amor fará você descer ao vale da sombra da morte para buscar alguém e trazê-lo ao topo da montanha de Deus.

Pr Paulo Sousa Santos
Presidente da IEADSPAB
                                                              São Pedro da Água Branca – MA. 13/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio Web CPAD